Reveja os cursos


Sobre

A Semana de Capacitação promove diversos minicursos de alto nível técnico relacionados à Internet e redes. É uma oportunidade para os profissionais dos provedores de Internet e administradores de redes se aprofundarem em tecnologias e boas práticas essenciais no dia a dia como RPKI, DNS, MPLS, Segment Routing, voIP e IPv6. As aulas serão ministradas pelo NIC.br e por nossos Parceiros de Conteúdo.

Acompanhe esses tutoriais pelo canal NICbrVideos do YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos), ou pelo Facebook (https://www.facebook.com/nic.br).
Palestrantes


Agenda



Segunda - feira, 27 de Setembro

Ferramentas essenciais para a boa operação de Sistemas Autônomos

Ferramentas são essenciais para o dia-a-dia de um Sistema Autônomo. Através delas podemos entender melhor como estamos inseridos dentro da Internet e como são as interações com os demais Sistemas Autônomos. Por exemplo, podemos verificar quem são os provedores que estão conectados em determinado Internet Exchange (IX) no mundo, ou verificar como os nossos anúncios BGP estão chegando na Internet, além de também detectar possíveis sequestros de blocos que estejam acontecendo nesse exato momento e fazer análises mais aprofundadas da tabela BGP.

Nesse tutorial vamos entender um pouco sobre como utilizar essas ferramentas (maioria são de graça). Vamos aprender a utilizar um looking glass: como acessá-lo, fazer consultas e entender os parâmetros e funções disponíveis nos looking glasses públicos gratuitos. Ademais, vamos utilizar ferramentas para automatizar o monitoramento do BGP como o BGPAlert, para receber informações em tempo real de alterações das suas rotas. Além disso também vamos entender como funciona e a importância do uso do PeeringDB, ferramenta super importante para que os demais Sistemas Autônomos conheçam o seu provedor.

Eduardo Barasal Morales (NIC.br) Tiago Jun Nakamura (NIC.br)


Materiais

Apresentação Ceptro.br

Terça - feira, 28 de Setembro

Gerência de redes para Sistemas Autônomos: aspectos básicos e experiências

O Brasil possui mais de 14 mil provedores de Internet regionais, e juntos eles são responsáveis por permitir acesso à Internet a mais de 10 milhões de lares.

Durante a pandemia vários desses provedores aumentaram consideravelmente de tamanho. Com mais equipamentos, serviços sendo entregues aos clientes, e a constante preocupação com segurança, a gerência da rede se torna cada vez mais importante.

Nessa live faremos uma rápida revisão dos principais protocolos e conceitos de gerência de redes que todos precisam conhecer. Daremos alguns exemplos de boas práticas para estruturar a gerência da rede de serviços do provedor.

Abordaremos cada uma das áreas de gerência: falhas, configuração, contabilização, desempenho e segurança com uma rápida visão de protocolos e ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para montar uma estrutura básica e segura para a operação da rede.

César A. H. Loureiro (RNP/UFRGS) Leandro Bertholdo (University of Twente) Liane Margarida Rockenbach Tarouco (UFRGS)

Quarta - feira, 29 de Setembro

NTP e NTS: sincronismo de tempo na Internet de forma correta e segura

Manter os relógios dos computadores, servidores, roteadores e outros dispositivos na Internet com a hora certa, de acordo com o padrão mundial UTC, é necessário para seu correto funcionamento e é muito importante. Isso é feito na Internet por meio do NTP, o Network Time Protocol, de forma operacionalmente muito simples, as vezes até de forma automática.

Talvez por essa facilidade de uso o NTP seja um assunto relegado ao segundo plano. Contudo é importantíssimo! Por exemplo, a análise de logs fica muito prejudicada, se não inútil, se não houver o registro correto do tempo. Alguns protocolos de segurança também têm seu funcionamento prejudicado se os relógios não estiverem sincronizados.

Recentemente, uma nova extensão ao protocolo NTP foi criada, o NTS: Network Time Security. Ela torna o protocolo ainda mais útil e confiável.

Neste tutorial estudaremos em profundidade o NTP e o NTS. Abordaremos também o NTP.br, a iniciativa do NIC.br que oferece servidores de tempo confiáveis e sincronizados à Hora Legal Brasileira. Você aprenderá sobre o funcionamento do NTP e do NTS e sobre como instalar e configurar corretamente os softwares para utilizá-los.

Antonio Marcos Moreiras (NIC.br)

Quinta - feira, 30 de Setembro

Implantação de soluções BNG/BRAS para Internet banda-larga com PPPoE e IPoE

Neste evento será apresentado e demonstrado um projeto típico prevendo a implantação de soluções BNG/BRAS em regime de pilha dupla (IPv4 + IPv6), recheado de boas práticas para as questões de segurança, gerenciamento e provisionamento de assinantes, com discussões em modelos de implementação por PPPoE e IPoE. A demonstração será feita com plataforma Cisco, mas os conceitos e os conhecimentos apresentados podem ser facilmente adaptados para outras plataformas.

Leonardo Furtado (Brasil Peering Forum)

Sexta - feira, 01 de Outubro

RPKI: Aprenda com quem desenvolveu os validadores

A Internet é fundamental para sociedade e por isso mantê-la operando em seu pleno funcionamento é uma responsabilidade de todos os Sistemas Autônomos, principalmente no quesito segurança no BGP. Existem muitos ataques no roteamento BGP que podem retirar uma boa parte de usuários da Internet, como por exemplo o roubo de prefixos. Uma das proteções do BGP é utilizar o RPKI, uma uma estrutura de chaves criada para tornar o sistema de rotas da Internet mais seguro.

Nessa live conversaremos com os desenvolvedores e apoiadores de várias soluções de validadores RPKI, como Routinator, Fort e RIPE validator. Não deixe de aprender com quem está ajudando a proteger a Internet.

Alex Band (NLNet Labs) Carlos Marcelo Martinez-Cagnazzo (LACNIC) Felipe Victolla Silveira (RIPE NCC) Guillermo Cicileo (LACNIC)

Feira Virtual

Espaço, numa plataforma iterativa, para fazer networking, tirar dúvidas com os palestrantes, conversar com os amigos que participaram da semana de capacitação e conhecer os patrocinadores! Teremos sorteios de brindes e um caça ao tesouro para os participantes da feira!

Promoção e Realização

Patrocínio Terabyte

Apoio de Mídia

Contato

Equipe de eventos - NIC.br

eventos@nic.br